Quais trabalhadores brasileiros tem direito ao PIS

Agora que você verificou o calendário do programa, é necessário que separe a documentação necessária, além de ter em mãos um documento com foto, sem ele é impossível sacar PIS 2021. Caso o beneficiado possuir o cartão cidadão, ele poderá efetuar o saque nos caixas eletrônicos da caixa Aqui e lotéricas.

O saldo do PIS consiste no valor que você vai receber, você poderá saber deste valor comparecendo as agências da Caixa, caso não tenha o cartão do cidadão deverá levar consigo seus documentos pessoais e a carteira de trabalho, onde consta o número do seu cadastro.

Com o cartão cidadão e a senha correspondente o processo é simplificado, poderá inclusive ser consultado nas agências lotéricas.

Ou se preferir, acessando a internet, seguindo o seguinte procedimento:

  • Em mãos do cartão do PIS, cartão do cidadão com a senha, identidade e a senha que deverá ser cadastrada para usuário de internet. Se for seu primeiro acesso deverá providenciar sua senha internet.
  • O site para esta condição é www.caixa.gov.br, e é só seguir os passos solicitados.

Você precisa saber que quando o valor do PIS não é recebido, ele retorna para o saldo de quotas. Quando o exercício do PIS é finalizado, no mês de Junho.

Quem tem direito ao benefício?

Todo o ano o governo libera uma verba para o pagamento do PIS, onde milhões de trabalhadores tem direito ao abono salarial. O benefício é pago aos trabalhadores do setor privado como se fosse um décimo quarto salário ao beneficiado que se enquadra em uma série de critérios estabelecidos pelo governo federal.

As regras foram modificadas a partir deste ano, anteriormente o valor do benefício era de um salário mínimo. Agora, a regra estabelece que o valor do PIS seja diretamente correspondente ao número de meses que você trabalhou no exercício anterior.

O cálculo é bem simples, por exemplo, para quem trabalhou três meses apenas, receberá o valor proporcional a este período, mas veja bem, é o valor que um salário mínimo seria proporcional neste período.

Além desta nova regra, é necessário que as outras condições também estejam satisfeitas:

  • Só terá direito quem recebeu mensalmente, o montante do seu salário inferior a dois salários mínimos;
  • A carteira de trabalho deve estar assinada, no período que corresponder o benefício;
  • Comprovação de atividade com remuneração por um período de no mínimo 30 dias no ano que corresponde o calendário;
  • A empresa contratante deverá ser participante do fundo do PIS, provindo das contribuições mensais de impostos.

Sabemos que o abono salarial é um dos principais benefícios trabalhista do país, uma pesquisa assegurada pela CLT, e como citamos a cima o trabalhador tem que está enquadrado nos requisitos, e ficar ligado no calendário PIS 2021, quando for divulgado.

Depois de tirar todas as suas dúvidas lendo esse artigo sobre o calendário PIS 2021 atualizado, não deixe de deixar seu comentário sobre o assunto e enriquecendo ainda mais o nosso site. Boa sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *